Valuable Young Leaders Camp: por que ele existe?

Valuable Young Leaders Camp: por que ele existe?

Vivemos num momento que é, no mínimo, desafiador.

Vemos coisas grandiosas acontecendo, que há anos atrás achávamos que estariam muito distantes, como nos filmes de ficção científica. Hoje, a inteligência artificial, novas formas de produção de energia limpa, transportes inteligentes e drones para uso pessoal já são realidade.

Vemos também um mundo cada vez mais acessível, por conta da internet, e da forma como ela proporciona que pessoas que antes eram excluídas, tenha a capacidade de expor as suas ideias fazer valer a sua voz no mundo.

Porém, também vemos desafios cada vez maiores e mais complexos.

Questões como aquecimento global, concentração de riqueza, extremismo ideológico e corrupção política endêmica têm se tornado cada vez mais urgentes, requerendo ação antes de alcançarem um ponto de não-retorno.

Nesse momento complexo, estamos diante de duas escolhas: nos esconder dos desafios ou encará-los de frente.

Eu não sei você, mas nós e muitas outras pessoas já escolhemos a segunda alternativa.

Então, nesse mundo, o que podemos fazer para construir a sociedade que queremos?

Bom, nós nos aprofundamos numa longa pesquisa e aprendemos a resposta:

Precisamos mudar a forma como os nossos líderes se comportam.

E isso acontece cuidando dos líderes do futuro.

Líderes são as pessoas que estão direcionando a forma das organizações atuarem.

Organizações passam a ter um papel cada vez mais relevante, em que não mais buscam desenfreadamente por gerar lucro aos seus acionistas, mas sim a gerar valor para as pessoas.

Pessoas são inspiradas e engajadas a se unir a movimentos que as encorajam a se responsabilizar pelo seu impacto na nossa sociedade, através das suas ações.

E isso nos leva à uma importante pergunta:

Quem são os líderes do futuro?

Ao longo de 2017, a Eureca, em parceria com a Harvard Business Review Brasil, realizou uma longa pesquisa para compreender quais são as habilidades fundamentais para os líderes do futuro.

Essa pesquisa aconteceu por meio de um estudo fino pelos materiais da HBR, e também através de entrevistas com executivos e C-levels que davam as suas opiniões, experiência e validações sobre as conclusões para as hipóteses que criamos.

Essa pesquisa deu origem ao Prêmio Valuable Young Leaders.

E nos levou a uma jornada para reconhecer e premiar jovens que se destacam e transformam as suas organizações de dentro pra fora e demonstram ter em si as habilidades dos líderes do futuro

De acordo com o Arquétipo originado da pesquisa, o líder do futuro tem, entre suas características, três principais habilidades de liderança:

Liderança de si mesmo

Capacidade de conhecer a si mesmo, suas fortalezas e fraquezas, contextos onde performa melhor, formas de aprendizado,controle de suas emoções e atitudes, bem como outros elementos fundamentais para liderar sua própria vida.

Essa habilidade envolve a autopercepção, que é a capacidade conhecer as suas forças e fraquezas, a autoconsciência, que é a consciência dos valores que te orientam, e o domínio emocional, que é o reconhecimento e controle das suas emoções.

Liderança de uma Organização

Capacidade de impactar a organização da qual faz parte, gerando resultados excepcionais e sustentáveis para o negócio e todos os demais stakeholders.

Essa liderança significa, na prática: inteligência contextual, ou a habilidade de exercitar visão sistêmica; foco estratégico, ou a capacidade de criar uma estratégia de longo prazo para um organização; e a capacidade de entrega, que representa manter um alto nível nas diferentes entregas.

Liderança do Outro

Capacidade de liderar outras pessoas de forma efetiva, inspirando, construindo relações ganha-ganha de confiança, extraindo o melhor das pessoas e dos relacionamentos.

Liderança do outro tem a ver com empatia, a capacidade de navegar pelos sentimentos do outro; habilidade social, que é comunicar-se com clareza e assertividade; e capacidade cognitiva, que é a paixão pela aprendizagem.

Liderança da Sociedade

A habilidade de identificar necessidades sociais em escala, e então, criar ou se engajar a movimentos que tragam soluções para o que a sociedade precisa.

Mas o que isso significa?

Percebemos que não é tão simples desenvolver essas habilidades. Mais do que premiar e reconhecer, é preciso criar oportunidades para que novos jovens possam crescer e aprender habilidades para serem os líderes do futuro.

E se nós tivéssemos uma oportunidade para desenvolver essas competências? E se cada vez mais jovens pudessem ser a sua melhor versão no ambiente de trabalho?

Com esse sonho, nasce um projeto. Uma vivência. Uma oportunidade de descoberta de si, do outro e do mundo.

Nasce o Valuable Young Leaders Camp.

Um acampamento sonhado cuidadosamente para jovens inquietos, que já se engajam com causas. Jovens que já sabem sobre autoconhecimento. Jovens que provavelmente já conhecem sobre o seu propósito profissional e estão colocando a colocá-lo em prática.

Mas, que precisam de ajuda para chegar no seu próximo passo de realização pessoal e profissional.

Se quiser saber mais sobre o que é e como será o Camp, fique por perto. Em breve teremos novos artigos explicando com maior profundidade essa experiência que está se construindo.

Aproveite e faça seu cadastro, para ficar por dentro de tudo o que vai rolar!